romantismo - определение. Что такое romantismo
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое romantismo - определение

MOVIMENTO ARTÍSTICO
Estilo romântico; Literatura do romantismo; Período romântico; Poesia romântica; Romanticismo; Era Romântica

Romantismo         
m.
Sistema dos escritores românticos, ou daquelles que abandonaram as fórmas clássicas.
Carácter daquele ou daquilo que é romântico, ou romanesco.
(De "romântico")
romantismo         
sm (fr romantisme)
1 Escola literária, nascida na Alemanha, que pôs à margem os processos clássicos e se dedicou às tradições nacionais que andavam esquecidas, tomando como objeto das suas produções as lendas e acontecimentos medievais, assim como as narrativas, tanto reais como imaginárias, do Norte e do Oriente, deixando de parte o ideal politeísta de que estava impregnado o classicismo e instituindo como base a liberdade na literatura.
2 Sistema dos escritores e artistas românticos.
3 Caráter de romântico ou romanesco.
Romantismo         
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do na Europa que durou por grande parte do . Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo"O Iluminismo frente ao Romantismo no marco da subjetividade moderna" de G.

Википедия

Romantismo

O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os Estados nacionais na Europa.

Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

O termo romântico refere-se ao movimento estético, ou seja, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.